25.8.09

Você sabe o que é Axé?

Diferente do que muita gente pensa, o Axé não tem nada a ver com music, com dança, com garrafa, nem muito menos com carnaval. O Àse em Yoruba ou Axé em português, é a energia vital que todo indivíduo trás a vida para realizar. A cultura yorubá diz que “o homem vem a Ilu Aiye, o Planeta Terra, para realizar, para fazer algo, para deixar sua marca e sua lembrança. É assim que ele será recordado por sua descendência, através de suas realizações.” Axé é o poder na natureza e em cada um de nós para fazer a vida existir e as coisas acontecerem. A Filosofia também fala através de Nietzsche de algo semelhante, na “Vontade de Potência”, que aqui de forma bem simplista diria que também se refere a essa energia de impulso que anima e que é a própria essência de toda a realidade. O Axé é assim, pode ser sentido naquilo que colocamos energia para realizar ou viver, naquilo que nos move e impulsiona, onde projetamos a nossa fé... Dizer “Muito Axé!” para alguém, significa pedir aos deuses que dêem energia, saúde, animo e vitalidade para que seja possível realizar o que precisa, com Vontade, Amor e desejo de Paz. Sendo assim, "Muito AXÉ pra você!!!"

14 comentários:

  1. Lembre da música de Carlinhos Bronw, "Muito obrigado axé"... Já ouviu??? "...Quanto mais pra quem tem ideais e os orixás... Joga s armas pra lá, jogam joga as armas pra lá..." Muito axé!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Linda essa música. Vi o vídeo no youtube da Maria Betânia,lindíssima (a mulher é quase uma entidade) com a Ivete... Me arrepiei toda com o AXÉ presente nelas duas cantando essa música. Saudades da Bahia, do cheiro de azeite, da Igreja do Bonfim, dos Orixás do Dique do Tororó. Próximo ano estarei lá de novo, renovando o meu AXÉ!!!

    ResponderExcluir
  3. Legal. Não sabia o que era axé...

    ResponderExcluir
  4. aprendi muito com o axe´ achei que axe´ era somente musica.

    ResponderExcluir
  5. axe não tem nada a ver com força nem energia, para o nosso conforto a verdadeira energia é JESUS CRISTO que muita gente tem rejeitado deixando de adorar o verdadeir Deus que morrreu na crruz para te libertar e salvar.Ele te ama muito. que Ele sonde os seus corações.

    ResponderExcluir
  6. Viva a diversidade na raça humana... cultural, sexual, religiosa, étnica, intelectual, ideológica, de gênero... de gênios... Salve a linda diversidade de cores, amores, saberes e sabores...

    ResponderExcluir
  7. Agora entendi o que significa axé, obrigada.
    Muito axé! ;)

    ResponderExcluir
  8. AXE FALAM QUE QUE ISTO MAS NAO E AXE SIGNIFCA:EU SOU DO DIABO E NINGUEM TENADA HAVER COM ISTO

    ResponderExcluir
  9. Ola para todos,nao podemos esquecer que JESUS CRISTO e o nosso senhor que morreu por cada um de nos; Se vcs querem mesmo saber de DEUSES primeiro temos que saber do grande DEUS que esta olhando para vc agora mesmo , DEUS disse que nao a outro DEUS alem dele mesmo gloria a DEUS !! DEUS e tudo .

    ResponderExcluir
  10. e verdade so ha um maior que tudo isso o nosso querido deus.

    ResponderExcluir
  11. Na biblia esta escrito que Jesus e o caminho a verdade e a vida ninguém vem a Deus senão por ele. O único que nos da vida,energia ,poder e Jesus Cristo,o resto sao falsos deuses que vieram para roubar,matar e destruir! Esse negocio de axe sao trevas e nao tem nada a ver com a luz. Só quem esta com Jesus esta com a luz.

    ResponderExcluir
  12. em vez de ficarem adorando outros deuses, entreguem suas vidas a jesus que é o unico capaz de salvar e libertar parem de idolatrias

    ResponderExcluir