31.8.09

Pedacinhos

Depois da tempestade vem a bonança
E com a bonança, a esperança...
Dias melhores sempre virão!
Com dias melhores:
Inspiração,
Sorriso,
Criação,
Saídas maravilhosas
Maravilha é o nome
De uma porção de lugares
É também o milagre,
A admiração
Admiração é espanto,
Coisa de criança,
Só possível de alma pura
A pureza é leve,
Lembra pluma
E só existe no coração.
O coração conhece o melhor,
O melhor é a verdade
A verdade liberta
Liberdade
“é uma palavra que o sonho humano alimenta,
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda."
Entendemos?
Somos prisioneiros
Habitantes da caverna.
Na caverna,
Olhamos na mesma direção
Ousar ainda é morte
Como a vida é a luz que opera o milagre,
Morrer não faz mal,
Não é o principal.
Pior é ficar sem vida
Andando ai pela vida
Depois da tempestade
Que traz a bonança
Renasce a esperança
A sombra vira luz
Que acende o final do túnel
E faz pulsar novamente a vida

Ficando Nús

Viver é aprender a ficar nú, a mudar, a morrer, a mover constantemente a energia... É desenvolver o jogo de cintura para estar na ciranda do criar e re-criar. Nesse sentido é que a desestruturação, as perdas ou decepções, surgem, para que a gente aprenda a desapegar, deixando de lado o excesso de identificação com os papéis e palcos que atuamos. “Estamos nas coisas, mas não somos as coisas”. É esse exercício do aprendizado que leva a fé. Não à fé cega, mas, à uma fé confiante. Quando as circunstancias começam a oscilar ou nos são tiradas abruptamente, o que deve permanecer é a confiança, o conhecimento de que estamos aqui nessa vida para aprender a “ficar nus”, do ego, da vaidade, dos medos, inseguranças e do famigerado controle... Aos poucos vamos tomando consciência e confiando que existe uma sabedoria maior que rege todas as coisas, o conhecimento de que todos os eventos da vida surgem do amor inesgotável do Universo, nos trazendo sempre possibilidades de aprendizado, reconhecimento e reconstrução, nos levando a crer com o tempo, que tudo acontece sempre para o nosso melhor. Vivemos esses processos somente para aprender a olhar a realidade como ela verdadeiramente é, e a nos mesmos como em essência somos.

28.8.09

Acabou

Você pode ficar irado como um cão raivoso da forma como as coisas aconteceram Pode praguejar e amaldiçoar o destino, mas quando chega o fim, você tem que aceitar.


Essa frase que ouvi num filme outro dia, me fez refletir sobre o sentimento de impotência que o final de um relacionamento ou de qualquer situação que gostávamos muito, nos geram. A vontade que dá é de poder mudar tudo de ruim que levou ao fim - ações, palavras, não-ações, não-palavras, sentimentos, pensamentos, decisões... É difícil aceitar que acabou algo que queríamos tanto fosse eterno. O que fazer diante do inevitável the end? Acho que exercitar aceitar a dor, o sentimento de “luto”, curtir isso, até passar... O tempo cura todos os males. Não podemos impor nossa vontade de amor, não podemos estar no controle de tudo. Ao mesmo tempo, não dá para fingir que não dói o que dilacera por dentro, o que modifica nossos planos. Por isso temos todo direito de chorar, gritar, dormir, sair de cena, desejar morrer – desejo de morte é ânsia de vida. Depois é exercitar o respirar, respirar várias vezes e lembrar que tudo na vida passa! Lembra do dizer: “Não há bem que sempre dure e não há mal que nunca acabe”? Pois é... na vida é assim, tudo tem começo, meio, fim... e... re-começos...

26.8.09

Rotina

A idéia é a rotina do papel
O céu é a rotina do edifício
O início é a rotina do final
A escolha é a rotina do gosto
A rotina do espelho, é o oposto.
A rotina do perfume é a lembrança
O pé é a rotina da dança
A rotina da garganta, é o rock.
A rotina da mão é o toque
Julieta é a rotina do queijo
A rotina da boca, é o desejo.
O vento é a rotina do assobio
A rotina da pele é o arrepio
A rotina do caminho é a direção
A rotina do destino é a certeza...

Toda rotina, tem a sua beleza
Descubra a sua

O Sol está em Virgem, a energia do trabalho. Trabalho lembra rotina e rotina... às vezes é um saco!!! Quando vi esse comercial da Natura, achei genial a dica de buscar a beleza em tudo que fazemos, como forma de lidar melhor com o inevitável que é a “rotina-nossa” de todo dia. De fato! Quando vamos fazendo as coisas intencionando o belo e dando o melhor de nós, podemos tornar muito mais prazeroso o fazer. Se isso vira uma prática, (e prática também tem a ver com o lado virginiano da nossa natureza), pode vir a ser muito legal a sensação de sairmos de casa para “criar”, ao invés de trabalhar. Um pouquinho de beleza aqui... outro tanto ali... e, de repente, a “criação-nossa” de todo dia, vai se tornando belíssima! O mais incrível... tudo isso, experimentando simples dias de Rotina!

Utopia?...
Não Sei... Mas, pode ser uma bela idéia!!!

Pare de Reclamar...

...e comece a agradecer! Sabe o que é Gratidão? É quando a gente se volta com um sentimento de satisfação e humildade para as coisas que já realizamos, conquistamos ou ganhamos, reconhecendo a felicidade presente no coração por cada uma delas, mesmo quando as coisas não saíram exatamente como queríamos. O ato de agradecer gera sentimentos positivos, cria uma vibração boa, aciona a energia para novas oportunidades. Tem gente que sabe agradecer tão verdadeiramente por tudo, que quando olhamos em volta delas, mesmo que não estejam cobertas de riqueza, emanam uma aura de abundância, amor e prosperidade. Infelizmente existem pessoas que praticam o contrário - só reclamam, não conseguem enxergar o que têm de bom, se desesperam diante das provas da vida. Só blasfemam e desacreditam em si mesmas. As crenças que alimentamos através de palavras e pensamentos reverberam no mundo que criamos à nossa volta, de forma positiva ou negativa. Agradecer é saber encontrar felicidade nas coisas que a gente já tem. Abundância é fazer isso se multiplicar. Pobreza é travar tudo.

25.8.09

Você sabe o que é Axé?

Diferente do que muita gente pensa, o Axé não tem nada a ver com music, com dança, com garrafa, nem muito menos com carnaval. O Àse em Yoruba ou Axé em português, é a energia vital que todo indivíduo trás a vida para realizar. A cultura yorubá diz que “o homem vem a Ilu Aiye, o Planeta Terra, para realizar, para fazer algo, para deixar sua marca e sua lembrança. É assim que ele será recordado por sua descendência, através de suas realizações.” Axé é o poder na natureza e em cada um de nós para fazer a vida existir e as coisas acontecerem. A Filosofia também fala através de Nietzsche de algo semelhante, na “Vontade de Potência”, que aqui de forma bem simplista diria que também se refere a essa energia de impulso que anima e que é a própria essência de toda a realidade. O Axé é assim, pode ser sentido naquilo que colocamos energia para realizar ou viver, naquilo que nos move e impulsiona, onde projetamos a nossa fé... Dizer “Muito Axé!” para alguém, significa pedir aos deuses que dêem energia, saúde, animo e vitalidade para que seja possível realizar o que precisa, com Vontade, Amor e desejo de Paz. Sendo assim, "Muito AXÉ pra você!!!"

24.8.09

Modéstia

Hoje acordei pensando na palavra modéstia. Pensei primeiro no quanto é legal a gente se orgulhar e ter autoconfiança diante do que somos e do que fazemos. É bom saber se reconhecer, se valorizar, identificar os próprios talentos e se orgulhar disso. Mas como manter em equilíbrio tais qualidades, sem ultrapassar os limites da vaidade? Somente sabendo ser modesto. Modéstia pode ser um pouco a falta de convencimento ou vaidade exagerada, não ficar por ai a se gabar das habilidades, dos valores, dos bens que se tem, é de certa forma saber respeitar limites. A pessoa modesta respeita os limites do bom comportamento. Reconhece também que há limites para o que deve e o que consegue fazer, sabe que há coisas que não tem o direito de fazer para não invadir os outros. É legal a consciência de limites!!! A modéstia não é uma tendência natural de nós humanos, temos que fazer certo esforço para desenvolver esta qualidade. Muitas vezes vamos preferir lidar com pessoas mais modestas mesmo, com os que vivem de modo menos pretensioso, com simplicidade e humildade. Isso pode ser mais fácil, tranquilo e menos desgastante. Mas é legal ir além das aparências para também percebermos que o incomodo que em certas siuações a falta de modéstia - nossa ou dos outros - nos causa, é para sinalizar que modéstia e vaidade são atributos que precisam co-existir em equilíbrio dentro de cada um de nós.

É tão bom...


Quando a gente se entrega a beleza
Se sente em total realeza
Com a natureza e o amor,
É tão bom,
Quando cicatriza uma ferida
Abrindo as portas da vida
Prum beija-flor te beijar
É tão bom,
Quando a gente tem fé e acredita,
Que existe uma vida bonita,
Com quem cultiva uma flor
É tão bom,
Não se desesperar com besteiras,
Nem levar a sério as asneiras
Que algum ser humano tramou
É tão bom,
Ir colando os pedaços da vida,
E sentir toda ira incontida
Que teima em queimar todo ser
E esquecer toda a mágoa que molhou teus olhos
Saber que no fundo unicórnios, pavões e mistérios há no ser!
É tão bom...

(Luis Caldas)

Eu e Você

Eu não sou você... Você não é eu!
Mas sei muito de mim vivendo com você.
E você sabe muito de você vivendo comigo?
Eu não sou você... Você não é eu!
Mas me encontrei comigo e me vi enquanto olhava pra você.
Na sua, minha insegurança...
Na sua, minha desconfiança...
Na sua, minha competição...
Na sua, minha birra infantil...
Na sua, minha opinião...
Na sua, minha omissão...
Na sua, minha firmeza...
Na sua, minha impaciência...
Na sua, minha prepotência...
Na sua, minha fragilidade doce...
Na sua, minha mudez aterrorizada.
E você se encontrou e se viu quando olhava pra mim?
Eu não sou você... Você não é eu!
Mas to vivendo minha solidão que conversei com você.
E você conversou comigo na sua solidão ou fugiu dela, de mim, de você?
Eu não sou você... Você não é eu!
Mas sou mais eu, quando consigo lhe ver, porque você me reflete...
No que ainda sou,
No que eu já sou e no que eu quero vir a ser...
Eu não sou você... e você não é eu!
Mas somos parceiros, enquanto somos capazes de, diferentemente,
Eu ser eu, vivendo com você e você ser você vivendo comigo.



(Madalena Freire)

23.8.09

Criatividade

Muita gente quando ouve falar na necessidade de ser criativo, treme nas bases por considerar que criatividade tem a ver apenas com dons artísticos. Pensa logo que vai ter que subir num palco dançar ou sair por ai a representar algum papel. Esse é um grande equívoco que muitos alimentam e que só impede que potencializem a própria criatividade inata. Todo mundo pode ser criativo se quiser. Seja lá o que escolha fazer, todas as pessoas podem manifestar dons e talentos de forma bastante criativa, bastando para isso paciência e dedicação. Esse é o maior desafio da jornada de todos nós. Existem várias receitas por ai de como malhar o cérebro para desenvolver a criatividade. Todas têm a sua validade, mas eu compartilharia uma forma "bem caseira" por ser a que eu mais conheço e pratico: Aprender a amar o que se faz. Ninguém conseguirá ser criativo com o que não gosta de fazer. Para aprender a amar é preciso conhecer, desvendar, estudar, pesquisar, trocar idéias, ensinar e saber sentir para desenvolver a capacidade de criar. Só assim podemos ser cada vez mais criativos no que escolhemos realizar. Sem amor... não tem criatividade certa.

Seja Girassol

Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo Sol que era a primeira a aparecer de tardinha, no céu, antes que o Sol se escondesse. E toda vez que o Sol se punha ela chorava lágrimas de chuva. A Lua falava com a estrelinha que assim não podia ser, que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a lua pelo céu, e que não tinha sentido este amor tão desmedido! Mas a estrelinha amava cada raio do Sol como se fosse a única luz da sua vida, esquecia até a sua própria luzinha. Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o Sol, sentindo o seu calor, eternamente, por todos os séculos. O rei do vento, cheio de brisas, disse à estrelinha que o seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela. A estrelinha não pensou duas vezes: virou estrela cadente e caiu na terra, em forma de uma semente. O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho, numa terra bem macia. E regou com as mais lindas chuvas da sua vida. A sementinha virou planta. Cresceu sempre procurando ficar perto do Sol. As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarinho, seguindo o giro do Sol no céu. E, assim, ficaram pintadas de dourado, da cor do Sol. É por isso que os girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra. (tirado do Garimpando Beleza)


Seja Girassol
"...Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virado para o sol! Já reparou como é fácil ficar baixo astral? - porque está chovendo, porque tem uma conta para pagar, porque não tem exatamente o dinheiro ou aparência que gostaria de ter, porque ainda não foi valorizado, porque ainda não encontrou o amor da vida, porque a pessoa que quer não te quer... É fácil, muito fácil, porque sempre vai ter alguma coisinha para nos contrariar. É claro que tem hora que a gente não está bem. Faz parte da vida. Mas a nossa atitude deveria ser a de uma antena que tenta, ao máximo possível, pegar o melhor da vida. Na natureza, nós temos essa antena: O girassol. O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo estando escondido atrás de uma nuvem. Poderíamos ser mais assim, aprender a realçar o que de bom recebemos. A ampliar pequenos gestos positivos e transformá-los em grandes acontecimentos. (...) Talvez seja este o segredo de quem consegue manter um alto grau de vitalidade interna!"

Eu Quero

Quero ser eu mesma, ousar ser aquilo que o meu coração manda. Quero desafiar os meus limites e não me cansar jamais de buscar algo mais... Quero ter, usufruir das minhas buscas e desenvolver talentos para construir. Sei que posso prosperar aqui! Mas, quero ser livre – de pensamentos, de coisas, de amores e movimentos. Preciso sentir, por isso, posso sentir tudo - dores e sabores. Quero ter peito para acolher meus filhos e os filhos que me escolherem. Quero brilhar, ser plena, vista e reconhecida, principalmente pelo meu próprio olhar. Quero fazer bem feito, com método e sensibilidade. Quero amar e ser amada por alguém que perceba o requinte e as necessidades da minha alma. Quero morrer sempre e transformar o que for preciso, pois nasci para ser feliz. Quero ser livre para crescer e ser o que me inspira. Esforço-me porque sei que quero e precisarei sempre ir um pouco mais... Quero dar minha contribuição e ensinar com minhas ações a quem precisar pescar. Quero compartilhar todo dia a vida, aprender a dividir o peixe por amor e descobrir também, a beleza de amar por amar...

Felicidade

Quantas vezes ouvimos pessoas dizerem que o que mais querem na vida é ser felizes? E o que a maioria faz para isso? Será que é possível ser feliz cem por cento do tempo? Muitas vezes colocamos a felicidade como algo a ser realizado, sem percebemos que podemos ser felizes neste exato momento, com o que temos e, principalmente, com o que somos. Será que não nivelamos nossas expectativas muito alto quando se trata de felicidade? Ler um livro, ir ao cinema sozinho(a) ou desfrutando da companhia de alguém, degustar um delicioso sorvete de chocolate, meditar, caminhar, correr... tudo isso também não representa felicidade? Acho que a felicidade pode estar mesmo nas pequenas coisas, na simplicidade da vida, no eliminar grandes expectativas para entrarmos em contato com a realidade sem a dor da ansiedade, nem excesso de preocupações. Felicidade assim pode ser viver cada coisa no momento que acontece. Gosto sempre de olhar o movimento das crianças, porque elas sabem fazer festa com o que surge à frente... se encantam, se admiram, são felizes com o inusitado de todo dia...